» English version

A Empresa . História

Atina foi criada em 2004 por Eduardo Roxo e Cristina Saiani, e sua unidade industrial fica em Pouso Alegre, Minas Gerais.

Em seus primeiros anos de operação, a empresa concentrou seus esforços na estruturação da cadeia produtiva do Alfa-Bisabolol, obtido a partir da madeira da Candeia (Eremanthus erythropappus). Trata-se de uma cadeia de suprimento altamente complexa e desafiadora. Desde sua primeira produção, em 2005, a operação florestal e industrial da Atina foi auditada e certificada do FSC®, referência internacional para manejo florestal. A Atina mantém a certificação da cadeia de custódia desde então, e colaborou para o desenvolvimento de um padrão de certificação FSC® específico para a candeia.

A experiência com o Bisabolol credenciou a Atina a desenvolver outras cadeias de suprimentos de ativos naturais. Essa diversificação teve início em 2007, por demanda de nossos clientes na indústria cosmética. A partir do aprendizado gerado por esses projetos de desenvolvimento, a Atina se estruturou para suprir terceirização da produção de ingredientes chave, e se especializou no suporte a processos de Pesquisa e Inovação.

Em 2012, Atina concluiu a montagem de uma nova unidade de extração na fábrica de Pouso Alegre, dedicada a extratos vegetais e óleos fixos. Dessa forma, a Atina hoje está capacitada a fornecer uma grande variedade de ativos naturais. A ampliação da estrutura produtiva foi acompanhada pela implantação do Laboratório de Microbiologia e pela modernização do Laboratório de Controle de Qualidade.

Ao longo desta jornada, Atina vem sendo reconhecida por seus clientes e parceiros como uma empresa ágil, transparente, criativa e dedicada à inovação. Temos contribuído para o desenvolvimento de novos ativos naturais, derivados de madeiras, folhas, flores, frutos e sementes, e nos especializamos em estruturar cadeias de suprimento de base sustentada.

A evolução desse processo veio com a adoção dos conceitos de simbiose industrial e aproveitamento integral das matérias-primas e cadeias de fornecimento, um diferencial da Atina que expressa sua visão sobre sustentabilidade.

Telefone Mapa de localização Escritório Mapa de localização Fábrica Versão Desktop