» English version

A Empresa . Simbiose Industrial

Na nossa visão, uma cadeia de produção sustentável pressupõe o uso integral das matérias primas. Nesse sentido, os resíduos de cada etapa de processo são vistos como a máteria prima da etapa seguinte.  Este conceito é conhecido internacionalmente como Cradle-to-CradleTM (http://www.c2ccertified.org ), que contrasta com o conceito de Cradle-to-Grave - do berço ao túmulo -, tradicionalmente adotado na análise de ciclo de vida de produtos.

Como exemplos deste tipo de simbiose industrial, Atina produz óleos vegetais de sementes de uva, que são subprodutos da produção de suco ou polpa. Produzimos também extratos aromáticos a partir do resíduo de serrarias que trabalham com madeiras amazônicas certificadas pelo FSC® (Código de licença: FSC-C019578). Na cadeia de Bisabolol estruturada pela Atina, a serragem de Candeia exaurida de óleo tem como destino a produção de madeira plástica, ou WPC - Wood Plastic Composites, material muito utilizado em decks e pisos de áreas molhadas, em substituição à madeira.

A Atina faz parte do Programa Brasileiro de Simbiose Industrial, coordenado localmente pela FIEMG (http://www.fiemg.org.br/pbsi), em que as indústrias de diferentes segmentos trocam materiais e serviços por meio de um sistema organizado de oferta e demanda. Através deste programa e das relações entre empresas promovidas pelo BDMG (http://www.bdmg.mg.gov.br) a Atina estabeleceu destinos criativos e economicamente atraentes para vários de seus subprodutos.

Telefone Mapa de localização Escritório Mapa de localização Fábrica Versão Desktop