» English version

A Empresa . Nosso Trabalho

Nossa Filosofia

Nós chamamos nossos ingredientes de "ativos naturais" para sublinhar a criação de valor de nossas cadeias de fornecimento.

A busca da Atina por novos ativos naturais visa atender à demanda do mercado por produtos inovadores, e ao mesmo tempo garantir fontes sustentáveis de matéria prima. Isto exige uma abordagem abrangente e a estruturação de cadeias de suprimento resistentes e flexíveis, que respeitem os ciclos naturais de oferta e garantam fornecimento regular e perene. Nossa abordagem garante confiabilidade dos produtos finais e estabelece condições de comércio justo para todas as partes envolvidas no processo.

Estruturar cadeias de fornecimento de matérias primas exige forte trabalho de campo, que permita determinar a capacidade de suprimento sustentável em cada região de abastecimento. Diversos aspectos precisam ser harmonizados para garantir suprimento regular e firme, tais como capacidade, volume, valores, prazos, logística, qualidade e, safra. É necessário também desenvolver de métodos de colheita, pré-tratamento, armazenagem e transporte, que preservem as propriedades químicas dos vegetais com que trabalhamos.

Depois de estruturada a cadeia de abastecimento de matéria prima, o próximo passo é assegurar a padronização dos ingredientes finais, o que significa reduzir ao mínimo as variações de composição química da matéria prima, associadas a clima, solo e ciclo da vida vegetal. Isto é especialmente desafiador para os ingredientes derivados da floresta nativa. A padronização começa com o entendimento das variações, o que exige coletas e extrações em diferentes estações do ano, por vezes ao longo de alguns anos. É importante também buscar diferentes fontes de fornecimento, para que as variações atreladas a clima e solo possam ser investigadas.

O desenvolvimento do produto começa depois de determinada a variação natural da matéria prima. Nessa etapa, é estabelecida a rota de processo de extração, através de ensaios de bancada, validações em escala piloto e industrial, e monitoramento por análises fisico-químicas e microbiológicas. A fábrica da Atina reúne o que existe de melhor em equipamentos de extração, purificação e análise, e conta com profissionais que aliam conhecimento, rigor e criatividade.

Telefone Mapa de localização Escritório Mapa de localização Fábrica Versão Desktop