Aloe vera

Conheça - Aloe vera

Aloe vera

Aloe vera é uma planta de ambientes desérticos, da família das Liliáceas. É nativa do sudoeste da África, mas tem sido cultivada ao redor do mundo há centenas de anos. As folhas carnosas contêm um gel límpido com propriedades terapêuticas.

A Aloe vera é utilizada há séculos em tratamentos de beleza para pele e cabelos, bem como em preparações de finalidade terapêutica e medicinal. O nome deriva do árabe Alloeh, “substância amarga e brilhante”, e do latim vera, “verdadeira”. Registros gregos de mais de 2.000 anos descrevem a planta como “panaceia universal”, enquanto os egípcios a chamavam de “planta da imortalidade”. Hoje em dia, a Aloe vera é utilizada para inúmeras finalidades na dermatolologia.

A fonte de gel de Aloe da Atina é um assentamento familiar rural em Itapeva/SP. O trabalho de obtenção do gel é feito à mão por mulheres dessa comunidade, que recebem treinamento contínuo da Atina de modo a assegurar e melhorar a qualidade dessa matéria-prima.

Detalhes do nosso produto

Após cuidadosa remoção manual, o gel é lavado, batido em liquidificador e filtrado para remoção de fibras e material insolúvel. A secagem de 200kg de gel filtrado gera 1kg de extrato seco de Aloe. No spray-dryer, Maltodextrina é utilizada como adjuvante de secagem, gerando um produto final com proporção de 1 parte de pó de Aloe para 16 partes de Maltodextrina.

O extrato seco de Aloe fabricado pela Atina é menos higroscópico do que os extratos liofilizados existentes no mercado, o que facilita sua manipulação, uso em formulações e estocagem. Para os formuladores de cosméticos, essa vantagem é significativa, pois permite que a embalagem seja aberta e fechada por diversas vezes ao longo de sua utilização, sem que haja o risco de alteração das propriedades físicas do extrato.

Características e Benefícios

O gel da folha de Aloe é composto por 99,5% de água e 0,5% de açúcares, aminoácidos, lipídeos, esteróis e vitaminas, como Vit. A (Beta-caroteno), C e E, que são antioxidantes naturais. A mucilagem do gel é composta por monossacarídeos como Glicose, Frutose e Manose-6-Fosfato, por polissacarídeos como Glicomanana e por polimanoses como Beta-(1,4)-Acetilmanana e Acemanana.


Solicite um orçamento