Óleo de Babaçu

Conheça - Óleo de Babaçu

Óleo de Babaçu

Orbingya oleifera

A Mata dos Cocais ocupa uma zona transicional entre a Floresta Amazônica e as terras secas do nordeste brasileiro, cobrindo parte do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e Tocantins. Tem esse nome pela presença de densos povoamentos de palmáceas. Essa região ocupa mais de 18 milhões de hectares do Brasil central e é coberta por imensas áreas desmatadas para formação de pastagens, depois repovoadas predominantemente pelo babaçu, mas também por carnaúba e buriti. O babaçu tem enorme potencial econômico para as comunidades locais, fornecendo palha para cobrir casas, madeira para construções rurais e uma quantidade inestimável de frutos dos quais se obtém óleo, farinha e biomassa.

Quando os frutos se desprendem dos cachos, são colhidos pelas quebradeiras, que extraem manualmente as amêndoas, retirando-as inteiras do interior do duríssimo endocarpo. Esse capricho garante que o óleo presente nas amêndoas não seja exposto ao ar, evitando sua oxidação.

Características e Benefícios

O óleo de babaçu é extraído por prensagem a frio das amêndoas da espécie Orbignya oleifera extraídas manualmente. O óleo tem forte capacidade de hidratação da pele, ao diminuir a perda de água trans-epidérmica. Esse efeito torna a pele mais suave, melhora a barreira lipídica e promove o mecanismo de retenção de água. O óleo de Orbingya oleifera é utilizado numa ampla gama de produtos, como sabões, detergentes, maquiagem, assim como produto para pele e cabelo.

Óleo de Babaçu

O óleo de babaçu tem composição similar ao óleo de coco (Cocos nucifera), com alto teor dos ácidos Láurico e Mirístico, apresentando também aroma e propriedades físicas semelhantes.

Assim como o óleo de coco, o óleo de babaçu fica sólido a temperatura ambiente, com consistência macia. Uma vez aplicado na pele, a temperatura do corpo faz o óleo derreter.


Solicite um orçamento